Diário da Maratona

1.9.14 by Fred Maia
Taí a prova do crime.
Corri ontem minha segunda meia maratona. A previsão era de tempo nublado mas o Climatempo sacaneou geral, pra variar. O pessoal tem mania de botar a culpa em São Pedro, mas eu particularmente acho que ele faz o trabalho dele direito. O que aconteceu foi que fez um dia lindo! Pra quem foi à praia, certamente foi uma maravilha, mas não pra quem foi correr a Meia Maratona. O sol rachou! Preciso deixar registrado que a culpa não foi somente do Climatempo. Eu não fiz uma boa preparação. Não levei, por exemplo, um protetor solar e estou a escrever com um bronzeado interessante, para não dizer peculiar, ou ridiculo mesmo.

Ano passado minha esposa - e maior incentivadora - nos inscreveu nessa mesma prova com uns seis meses de antecedência e começou sua preparação. Mas eu, preguiçoso que sou, fiquei enrolando e só comecei a me preparar um mês antes da prova.

Numa festinha de criança eu estava conversando com um amigo, que também corre, e contei pra ele o meu drama de estar inscrito pra correr a meia dali a um mês, não estava treinando e o máximo que eu já havia corrido na vida tinha sido 10km (Corrida de São Sebastião, no Aterro do Flamengo, em 2010) mal e porcamente, pois andei uns 2km. Para que você, que me lê, entenda o porque usei o termo "drama", sou um sujeito de 1,78m, sedentário e peso cerca de 100kg. Ele então me disse: Faltam 4 semanas, se você conseguir correr 10km, 3 vezes por semana e fizer um longo nos fins de semana, você consegue completar a Meia. Pensei comigo: fudeu. O máximo que eu já havia conseguido correr ininterruptamente tinha sido 8km. Então no dia seguinte, cheguei do trabalho, calcei meus tênis e fui para o calçadão da praia de Icaraí. Alonguei, liguei o Runkeeper e corri 10km, sem parar. Simples assim. Aquela barreira psicológica dos 10km que me acompanhava desde quando me meti a correr, caiu.

Primeira Meia Maratona. Fingi que não vi o fotógrafo pra dar um ar casual.. 
Derrubar essa barreira me fez acreditar que conseguiria completar a prova. Consegui colocar o plano em prática e a minha esposa me acompanhou na empreitada, ou melhor, eu consegui acompanhá-la. Cada um fazia seu treino separado durante a semana e corríamos juntos no fim de semana. No primeiro fim de semana fizemos 12km, 15 no segundo e 18 no terceiro. No quarto foi a prova. Assim completei minha primeira Meia Maratona, sem andar, em 2h18min, tempo oficial.

Depois doeu tudo, já que esse definitivamente não é o jeito certo de se preparar pra nada. Corri sério risco de me lesionar mas fiquei muito orgulhoso em ter conseguido derrubar essas duas barreiras (10km e 21km) em um mês, apesar das dores, de algumas bolhas nos pés e duas ou três unhas pretas. A prova foi em Agosto e dali pro fim do ano de 2013, fiz mais umas duas provas de 10km com a minha esposa. Sempre mantendo um nível razoável de treinamento. Com isso consegui perder peso -obetivo principal disso tudo- e ganhar condicionamento físico.

Ela me levou até Juiz de Fora pra correr.. corri pensando no chope pós prova, pra variar.
Alongamento nunca foi meu forte

Mas na virada do ano, relaxei, parei de correr, perdi o condicionamento, reencontrei o peso que havia perdido e comecei a achar que estava mais fácil manter minha forma de barril do que correr atrás do prejuízo, com o perdão do trocadilho.

De um ano pra cá, minha esposa correu a Meia Maratona da Ponte e a Meia de Buenos Aires, além das provas que fizemos juntos no ano passado. Agora em Julho de 2014, ela completou a Maratona do Rio, sua primeira maratona (42km). Ela bem que tentou me motivar a sair da inércia mas não obteve êxito. Então, faltando um mês para a Meia Maratona do Rio de 2014, percebi que a hora era aquela, eu já tinha feito uma vez e sabia que era possível fazer a prova com um mês de preparação, não menos do que isso. Fiz minha inscrição na surdina. Mas dessa vez fiz um pouco diferente. Minha esposa se inscreveu numa assessoria de corrida chamada FF Running, que a auxiliou na preparação para a Maratona e quando ela foi renovar seu plano semestral, me inscrevi junto. O treinador achou que eu estava brincando quando disse que estava inscrito para a Meia Internacional do Rio, dali a um mês. Quando se convenceu de que eu falava sério, me passou uma programação de treinamento que me preparasse para completar a prova e não me lesionar, ou "quebrar", no jargão dos corredores. Minha desorganização e, confesso, preguiça, não me permitiram seguir o treinamento à risca, mas no fim deu tudo certo. 2h23min foi o tempo líquido. Cinco minutos a mais que no ano passado mas completei bem mais "inteiro".
Gatorade é para os fracos!
Motivado pela experiência da minha esposa em sua preparação para a Maratona, decidi que esse seria meu próximo desafio. Completar uma Maratona em 2015. E vou utilizar esse espaço para registrar todo o processo, não somente relatando minha experiência na preparação para o grande desafio mas também trazendo informações que estejam relacionadas ao mundo das corridas e adjacências.

Ready? Set.. Go!



2 comentários:

Deixe aqui seu comentário.