1 ano de Segura a Marimba

6.8.15 by Fred Maia
Na última segunda-feira, dia 03/08, fui até a tenda da FF em Icaraí para fazer meu treino planejado, bater aquele papo com os amigos e deixar os cheques para renovar o meu plano semestral.. E aí, no momento em que canetava os cheques, me dei conta de que era a segunda renovação e, portanto, estava completando um ano na FF Sports Assessoria Esportiva, fez um ano que me emocionei ao ver a chegada da Ludmila (e de tantos outros) na Maratona do Rio 2014, um ano que decidi me dedicar à corrida para também poder sentir aquela emoção da linha de chegada após correr os 42.195 metros.



Nunca fui um exemplo em motivação. Já pratiquei vários esportes mas nunca consegui me dedicar com o mínimo de seriedade a nenhum deles, exceto o surfe, que pratico desde criança e consigo me imaginar velhinho surfando. Até que veio a corrida. Já vinha numa paquera com a corrida há anos, sempre com objetivo de perder peso. Minha primeira corrida foi a de São Sebastião, 10km, em 2005, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, a qual completei caminhando e, pra variar, não dei sequência na atividade, fazia corridas esporádicas, tentativas frustradas de trazer a endorfina pra dentro do meu corpo. Depois que a minha esposa, que nunca foi "dos esportes", começou a correr e descobriu na corrida um esporte pra chamar de seu, eu fui ficando animado. Ela começou com as provas de 5k e 10k, depois fez os 21k da Corrida da Ponte e já correu umas 5 Meias Maratonas - inclusive a de Buenos Aires - e uma Maratona. Eu não consegui ficar só assistindo. Mas para que eu conseguisse enfim pegar a endorfina pelo laço e engrenar em alguma atividade que me ajudasse a perder peso, precisei criar umas artimanhas.

Escrever no blog me ajudou a manter o foco.


Daí nasceu o Segura a Marimba. Relatar em um blog as minhas vitórias e derrotas nessa trajetória, me ajudaria a não abandonar o desafio no meio do caminho. De um ano pra cá foram 112 corridas entre treinos e provas (média de 9 corridas por mês), 1.119 km percorridos, 121 horas correndo, redução de mais de 1 minuto no pace médio. Minha evolução mais evidente tem sido nas provas de 21km. Comecei com a Meia Maratona Internacional do Rio, completando em 2h23m, depois corri os 21k da Asics em 2 horas, a meia de Juiz de Fora em 1h59m e a meia do Rio em 1h55m. E sinto que ainda posso melhorar mais!

Não são as minhas.. mas em breve tiro uma foto bacana e troco aqui.


Mas, de verdade, acabei melhorando muito mais do que podia esperar. Levo hoje uma vida mais saudável, me alimento melhor, durmo melhor, não sofro mais com as dores na lombar que me perseguiam há anos, ganhei uma nova turma, novos amigos, incentivei velhos amigos a correr e encontrei uma atividade física que consigo praticar regularmente e com prazer, o que vai me ajudar a prevenir inúmeros problemas de saúde no futuro. Saí dos 100 para os atuais 86kg, perdi quase todas as calças e bermudas (perdi também algumas unhas dos pés, verdade seja dita). Vestia número 48 apertado, minha barriga já escondia o botão da calça. Hoje experimentei calças 44 que vestiram perfeitamente bem! A perda de peso me trouxe de volta autoestima, disposição, vontade de cuidar cada vez mais e melhor de mim mesmo e da minha família e também algumas roupas um pouco fora de moda esquecidas há tempos no fundo da gaveta.

Achei dessas no fundo da gaveta.. Fazia tempo que não usava.

A experiência com a Assessoria não poderia ter sido melhor! A energia de (Fer)Nando e Felipe (Os FFs) é contagiante e "a FF não pára!"; a atenção e cuidado da Equipe FF (professores e estagiários) com os alunos, dá segurança e confiança para seguir focado e firme; a alegria, determinação e evolução dos colegas de tenda nos faz querer melhorar sempre, sem competirmos uns com os outros. Eu não poderia deixar de destacar O Cara: Marlon da Costa, que é um caso à parte.. por ser meu treinador, meu contato é maior com ele e o fato de a cada dia nos tornamos mais amigos, não diminui seu profissionalismo na orientação do meu planejamento e na ajuda essencial para que eu atinja meus objetivos. O cara vive a busca incessante de fazer sempre melhor. De ser um professor melhor, um treinador melhor, um atleta melhor, uma pessoa melhor. Marlone, você vai longe! E esses viciados em corrida me apresentaram também um mundo novo de acessórios, relógios, tênis, meias, livros, alimentação, a fissura por novos desafios, novas provas, novos lugares, novas possibilidades.

Turma da Marimba! Da esquerda pra direita: Eu, Marlon e Maurício.


Não se trata só de perder ou ganhar, mas de se descobrir capaz. Completar treinos longos, provas desafiadoras, ser mais rápido que no ano passado, etc., me fazem ter certeza de que sou capaz de muito mais conquistas em tudo o que eu me propuser a fazer.

Vem logo, 42k!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.