Intervalado pra que te quero

11.8.15 by Fred Maia
"Planilhas de treinos liberadas na plataforma", disse o Marlon no grupo dos amigos da FF no Whatsapp. Isso foi no sábado, um dia antes do dia dos pais. Como eu ainda tinha o treino de sábado atrasado para fazer no domingo, não fui lá conferir de imediato a planilha da semana seguinte. No domingo a noite vi que a estratégia nas próximas semanas era trabalhar a velocidade em vez do volume, em treinos intervalados. O de domingo já havia sido uma prévia da semana seguinte: 2km de aquecimento + 8 tiros de 1km com descanso de 500m entre eles + 1km de arrefecimento. Total 15km.

Ao chegar na tenda ontem, segunda-feira, ele me perguntou logo de cara: Tá com pressa pra começar o treino? Me espera para correremos juntos? Fiz uma cara blazé e respondi que tava tranquilo. Porranenhuma! O treino era intervalado com 5 tiros de 1km no meio, 9km no total. Seria tranquilo se não fosse na companhia do cara que acabou de fazer sua última meia maratona num ritmo abaixo de 4'30'' por km. Lascou-se!


O treino realmente foi casca grossa, puxado pro limite, mas o acompanhamento, as dicas e a resenha nos intervalos de descanso entre um tiro e outro foram de extrema importância.
Além de puxar a intensidade do treino pro (meu) limite, o Marlon ajudou a corrigir minha técnica para melhorar a velocidade, me explicou a influência desses treinos de velocidade nos treinos longos e a maneira correta de fazer esse tipo de treino.

O Maurício Bahia, colaborador do Marimba, recentemente traduziu um artigo e postou aqui no Marimba sobre técnica e postura nos treinos.

Minha estratégia na corrida sempre foi conseguir concluir os treinos. Os treinos são classificados, em intensidade, por leves, moderados, fortes e muito fortes. No início, tive dificuldade em medir minha intensidade, na verdade, dificuldade em descobrir os meus limites nos treinos e ficava extremamente frustrado quando não conseguia concluir um treino por erro na dosagem da intensidade. Então acabo sendo conservador, arriscando pouco nos treinos de intensidade para não correr o risco de "quebrar".

Planejamento de treinos da semana na plataforma Treinus.

Pra essa semana ainda temos intervalados de velocidade quarta e quinta-feira + um longuinho de 18k no sábado. E a palavra de ordem para essa semana é Ponha-se à prova na intensidade! Se o meu treinador fosse o Felipe, a palavra de ordem seria Se não vomitar, não foi forte o suficiente! Ainda bem que eu treino com o Marlon! Hahahaha

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.