Motivação Nas Pequenas Conquistas

9.3.15 by Fred Maia
A corrida me conquistou porque sempre há um novo desafio. Sempre há uma nova conquista pessoal.

Primeiro é o desafio dos 5km. Conseguir correr meia hora sem parar. Depois a gradual melhora no tempo. Cada vez mais rápido nos 5km. Aí chega uma hora que 5km é pouco pra você. E você parte pra novos desafios. Pra mim os 10km foram uma enorme barreira, um bloqueio psicológico. Uma hora inteira correndo, sem parar. Fiz algumas provas de 10km mas sempre sofrendo muito e caminhando no meio. Parecia impossível.. até me inscrever na primeira meia maratona. Se eu não conseguisse correr 10km na minha preparação (ainda por conta própria, sem assessoria) nem me daria ao trabalho de acordar cedo no dia da prova e me dirigir até a linha de largada para encarar 21km. Mas consegui superar tanto o desafio dos 10 quanto dos 21. Já corri minha segunda meia maratona, esse ano correrei mais duas e também minha primeira maratona, em setembro. No entanto, os desafios não estão só nas provas. Na verdade, os maiores desafios estão na preparação.

A FF Sports, assessoria que frequento, constantemente organiza eventos como longões em conjunto, caminhadas, passeios e viagens. No último sábado, dia 7, fizemos um longão saindo do costão de Itacoatiara e chegando na tenda da FF na praia de São Francisco, na altura do restaurante Mocellin. Mais ou menos 20 pessoas, com Felipe Silveira e Nando Gavazzoni (os FFs) e o amigo Fernando Otero como "batedores" acompanhando a gente em suas bicicletas e dando mais segurança ao grupo; e os professores Marlon da Costa e Gabi Ornelas correndo conosco. Meu relógio marcou total de 17km e teve gente, do grupo que se prepara para a maratona, que teve que correr mais um bocado para completar o treino planejado do dia.

Crédito das fotos: Fernando Otero


Minha surpresa foi ter conseguido superar um obstáculo do percurso com certa tranquilidade. A Estrada Francisco da Cruz Nunes, que praticamente cruza a região oceânica de Niterói, sobe um ladeirão em direção ao cemitério Parque da Colina. É mais ou menos 1km de subida. O pessoal que treina em Niterói acaba se acostumando com a subida do MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niteroí e com a Estrada Fróes mas a vista para a subida da Estrada Francisco da Cruz Nunes assusta.

Eu ainda não tinha me ligado na subida, quando uma colega que corria do meu lado desabafou: Lá vem ela. Olhei pra frente e vi a subida. Mas não me apavorei. Como o objetivo do treino em grupo não é melhorar seu tempo ou um treino de esforço, trata-se de uma corrida "leve", naquele ponto do trajeto havíamos corrido uns 8km e eu estava relativamente descansado. Olhei para a ladeira e pensei: Não deve ser mais difícil do que a Av. Niemeyer, que é percorrida de ponta a ponta logo no início da meia maratona do Rio, a qual já completei duas vezes. Meu cérebro pensou e meu corpo acreditou! Cheguei ao cume sem caminhar em nenhum momento e me sentindo super bem! Reduzi o ritmo na descida e segui junto com a Ludmila até o final.

A princípio, subir a ladeira sem caminhar não era uma questão para mim. Para falar a verdade, nem tinha pensado nisso até dar de cara com ela. Mas ter me superado nesse pequeno desafio pessoal, foi a constatação de que estamos no caminho certo, da competência do meu treinador e de que cada pequeno desafio superado nos dá mais energia para alcançar nossos objetivos!

Segura a Marimba!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.