Você já correu 10km abaixo de 50' mas não sabe ainda

25.8.15 by Fred Maia
Uma das metas que tracei quando comecei a correr, além de completar minha primeira maratona e correr uma meia maratona abaixo de 2 horas, foi correr os 10km abaixo de 50 minutos. Depois de um ano de treinamento para a maratona, essa última foi a meta que considerei mais distante de realizar.. para a maratona eu já estou inscrito e não tem mais volta e, de tanto correr meias maratonas, minha evolução acabou acontecendo, no entanto a previsão de 10k em 50' estava bem longe de se concretizar.



Comparando as distâncias, 10k em uma hora, 21k em duas horas e uma maratona (42k) em 4 horas, seria o "esperado". Seriam metas alcançáveis. Mas quem corre sabe a dificuldade que é manter o ritmo conforme a distância aumenta. Não é à toa que Usain Bolt consegue correr os 100m rasos em 9.69 segundos mas não consegue correr 1000m em 96.90 segundos (ou 1'37"). O recorde atual dos 1000m é de 2 minutos e 15 segundos. Então para conseguir os resultados esperados tenho que treinar para sustentar uma determinada velocidade durante um determinado tempo. De acordo com minhas metas, precisaria correr 10km a 12km/h (5'0"/km) para completar em 50 minutos e 21km a 10,6km/h (5'40"/km) para completar a meia maratona abaixo de 2 horas.

Quando tracei as metas, já havia corrido uma meia em 2h13m e os 10k em uma hora e 5 minutos. Então antes de conseguir concluir minha primeira maratona eu teria que melhorar meu tempo em 13 minutos na meia e 10 minutos nos 10k e isso significa sair de 10 para 12km/h de velocidade média nos 10k e de 9,5km/h para 10,6 nos 21k. Esse monte de números não dá uma noção muito prática, para quem não corre, do tamanho do meu problema.. Então pra tentar dar um panorama mais plausível, vem correr comigo! Hahahaha ..brincadeira. O fato é que alcancei minha meta nos 21k e tenho conseguido melhorar a cada prova. Mas nos 10k o buraco era mais embaixo.. Meu melhor tempo em provas de 10km tinha sido 54'40" na corrida em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, em março, e eu completei a prova forçando ao máximo, totalmente exausto e pensando: impossível chegar 5 minutos mais rápido que isso! Automaticamente joguei essa batata quente para o ano que vem. Vou focar na maratona e depois penso nos 10k em 50 minutos.

Mas aí o professor Marlombrando começou a me passar treinos de velocidade, parte da preparação para a maratona, sem perder o foco! Então na semana passada, depois de duas semanas seguidas de treinos de velocidade, fiz um treino com o camarada Maurício Bahia, meio de improviso. Eu tinha 6k no total com tiros de 100m e 2k de aquecimento e o Maurício ia correr 8k intervalado 2x (2k forte + 2k fraco) + 3k de areia. Conversei com o Marlon e ajustamos o treino pra eu correr os 8k intervalados com o Maurício. Maurício é casca grossa das corridas e apesar de estar voltando de um período afastado por um problema de saúde, sabia que ele ia acabar "puxando" o meu treino. Não deu outra. Quando terminamos e vi o pace no relógio, comentei com ele: Se você for o meu pacer, dá pra enfim pensar em correr os 10k em 50 minutos. E ele me respondeu de bate-pronto: Você já corre os 10k em 50', só não sabe ainda. Achei graça porque o Maurício é meio guru zen e tem tiradas desse tipo o tempo todo. Soou como um lance A força está com você, Luke Skywalker.



Depois desse episódio fiz um longuinho de intensidade leve a moderada com a Lud no domingo de manhã e preparei a mente para mais uma semana de treinos de velocidade. A planilha de segunda marcava "10k no menor tempo possível!", boa oportunidade pra iniciar o projeto "50 minutos". Tomei como base o pace médio do treino com o Maurício e parti pra briga. Qual foi minha surpresa ao chegar de volta na tenda 48 minutos e 29 segundos depois! Felicidade total! Eu ainda estava curtindo feliz, suado e dolorido quando o Marlon vira pra mim e diz: Vamos ajustar essa meta pra 45 minutos até o final do ano! Fazer o quê.. Vambora!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.