Resenha do livro Operação Portuga - Cinco Homens e Um Recorde a Ser Batido

30.1.15 by Fred Maia


No meu aniversário pedi e ganhei o livro Operação Portuga - Cinco Homens e Um Recorde a Ser Batido, do Sérgio Xavier Filho. A história é verídica e o autor também corre. Sérgio já correu nove maratonas entre outras provas menores, dirige Playboy e Men's Health da Editora Abril, além de ser colunista da Runner's World e da Placar.

Alguns amigos corredores elogiaram muito o livro, outros disseram ser uma propaganda descarada da assessoria do Marcos Paulo Reis, a MPR, de São Paulo. Na minha opinião, é um livro pra quem curte corrida, pois usa uma linguagem do mundo das corridas. Quem não corre, por exemplo, não tem a real noção do que está acontecendo quando o autor fala em pace de 3'44" por quilômetro.

O livro conta a história verídica de uma brincadeira que virou coisa séria entre amigos da assessoria MPR. A história trata do desafio de bater o recorde do Portuga, um membro da assessoria MPR que fez a maratona de Chicago em 2h43m50s, aos 43 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=AKTGCAk7aaI

Para você, amigo leitor, que não corre ou que, assim como eu, ainda engatinha nos treinamentos e nas provas de rua, esclareço que uma maratona é percorrida em 42.195m (quarenta e dois mil e cento e noventa e cinco metros) e que correr essa distância abaixo de 3 horas é obrigação de atletas profissionais, - o recorde mundial é do queniano Dennis Kimetto com o tempo de 2h02m57s - mas para um amador, é uma façanha e tanto!

Além de situar o leitor sobre toda a dedicação necessária para realizar uma prova dessas, o livro ainda traça o perfil dos desafiantes, suas trajetórias e uma emocionante prova de amizade entre dois participantes do desafio. A narrativa é fácil, o livro é pequeno e a leitura é rápida. Não me motivou tanto quanto o Nascido Para Correr, do Christopher McDougall, mas a leitura com certeza vale a pena!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.