Por quê você quer correr uma maratona?

13.10.14 by Fred Maia
Eu poderia fazer como muitos textos de blogs que bombam na internet e começar meu texto de hoje assim: "Muitos me perguntam Por que você quer correr uma maratona?"

Só que, na verdade, ninguém nunca me fez essa pergunta.. Mas eu quis compartilhar meus motivos aqui, mesmo assim.

Minha maior motivação foi minha esposa. Eu a acompanhei e sofri com ela durante os meses de preparação mas a emoção que senti ao ver na linha de chegada, ela e outras centenas de pessoas - velhos, jovens, homens, mulheres, gordos, magros - emocionadas, conquistando um objetivo tão grandioso quanto completar uma corrida de 42km, onde o maior adversário é o seu próprio corpo, me fez querer muito sentir aquilo também. Então compartilho aqui a história da Ludmila, contada por ela mesma em seu perfil no facebook.

Chegada da maratona ao lado da Laura.


Comecei a correr, ou melhor, a caminhar em 2012. Por incentivo da amiga Thais Sholl, fui me aventurando a começar a correr distâncias maiores. Corri meus primeiros 5km sozinha, os primeiros 10km ao lado do meu amorzão Fred Maia e os primeiros 21km na ponte Rio-Niterói ao lado da Thais, que estava lá sempre me pilhando para um novo desafio.

No início do ano ela novamente nos propôs uma nova meta: a primeira maratona. Eu disse que não, que não estava preparada, que não era pra mim. Mas aí Caroline Santos se empolgou e disse que ia se inscrever também. Caí na pilha fraca das corredoras da EBA (Escola de Belas Artes da UFRJ) e lá fui eu me jogar nessa maluquice também. Obviamente, pilhei Aline Dias e pronto: agora só nos restava treinar!

Entramos pra FF Sports Assessoria Esportiva em fevereiro e foram meses de treinamento exaustivo, abdicando de eventos com amigos nas sextas, pq aos sábados eram as corridas longas, abdicando de horas com a família pq os treinos durante a semana eram puxados, mas sempre com foco no nosso objetivo maior! Otavio Souza, Marlon da Costa, Nando Gavazzoni e Felipe Silveira (Equipe FF) ouviram muitas reclamações, mimimis, chororôs e muitas risadas ao longo desses meses. Me lesionei, achei que não fosse conseguir continuar e eles sempre estavam lá incentivando! Consegui me recuperar com a ajuda da amiga Janaína Carvalho (Fisioterapeuta) e assim fui pra prova confiante que iria conseguir.

Na semana anterior à prova todos da equipe estavam com ansiedade a mil. Eu fiquei noites sem dormir direito pensando em tudo que poderia acontecer e estragar a prova. Maria Julia Castro (Nutricionista) foi perfeita pra me acalmar durante a semana passando um plano alimentar perfeito pra concluir sem morrer. "E se eu tiver cãibra? E se eu vomitar? E se?" Ela me respondeu tudo, então caso acontecesse algo assim, já saberia como agir.

No dia da prova estávamos lá com os amigos que fizemos ao longo desses meses. Cada um com seu objetivo, com sua expectativa, com seus medos e ansiedades. Foi lindo começar a prova com aquele abraço de equipe. Energia é tudo na vida! Eu estava preparada para tudo o que poderia acontecer: lidar com a dor, o pânico de ter que andar, a barreira dos 30km, a dor insuportável do final e muito mais. Mas FELIZMENTE nada disso aconteceu. Fiz a prova inteira ao lado da Aline e foi LINDO, PERFEITO! Fizemos a prova curtindo tudo, falando a mil, brincando com os outros participantes e SORRINDO sem parar. O momento de dor apareceu, mas eu resolvi não falar nada com a Aline. Pensei que se eu ignorasse a dor no joelho, ela iria passar. E passou. No km 33 encontramos Flávia Boechat e Flavia Cruz indo junto pra incentivar. Elas estavam numa alegria radiante, contagiante! Era nosso dia! O corpo estava ótimo e a cabeça super positiva. Nos dois último quilômetros pegamos uma chuva torrencial na praia de Botafogo e foi demais a sensação de finalizar assim, completamente encharcada. Me lembrei de um dos treinos que fiz sozinha num sábado de manhã quando corri 18km debaixo de um temporal às 5:30. Cada treino é uma lição pro grande dia. E eu estava preparada pra tudo!

O final não poderia ter sido melhor. Eu não conseguia controlar minha felicidade: corri os últimos 3 quilômetros com um sorriso gigantesco. Vi muita gente andando, se arrastando, lutando pra completar. E eu estava lá INTEIRA! Era inacreditável! Nos últimos metros Fred estava lá com Laura, que veio na disposição, debaixo de chuva, correr comigo e cruzar a linha de chegada. Não tenho palavras pra descrever tanta emoção. Todas as pessoas que amo estavam lá pra compartilhar esse momento comigo: meu pai, minha mãe, minha irmã, minhas tias e tio. Família, vcs são mais que especiais!!! Fizeram esse momento ainda mais inesquecível! Só tenho a agrader a todos que me aguentaram nesses meses de treinamento, aos amigos que entenderam o quanto a corrida agora faz parte da minha vida e ao meu amorzão por ser meu maior incentivador. Essa medalha de maratonista não é só minha!
Só quem corre, sabe o que é essa conquista! E ainda mais importante que uma medalha de 42km corridos, foi ganhar amigos novos que espero que sejam para sempre. Grupo ‪#‎42semdó‬, sem vocês, esse feito seria muito mais difícil pra mim. Nossa energia levou cada um a conquistar tudo isso e se superar de alguma forma. Juntos somos ainda mais fortes!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.