Corridas de Montanha - Terê!

19.1.15 by Fred Maia
Para nós, pouco importa se em 2014, em Berlim, o recorde da maratona de rua foi quebrado por um queniano (que também derrubou a barreira das duas horas e três minutos - Denis Kimetto terminou os 42.195 metros em 2:02:57!). Nós, corredores de rua amadores, corremos para superar nossos próprios desafios  e esse fim de semana (17 e 18/01) me fez refletir sobre o que nos motiva a continuar correndo.

No último domingo, dia 18 de janeiro, aconteceu a etapa Teresópolis do Circuito Fluminense de Corridas de Montanha e tivemos surpresas agradáveis com a equipe da FFSports, que compareceu ao evento com 12 integrantes. Tivemos 5 pódios! A preparação da viagem em si já é uma farra. Nosso treinador Marlon da Costa e sua esposa Sabrina Santoro - que já descolou um terceiro lugar em sua primeira participação em provas - moram em Teresópolis e foram nossos Cicerones. Parte da galera subiu a serra na sexta á noite e o restante foi no sábado. Um ou dois malucos fizeram um bate-volta no domingo mesmo.

Galera reunida depois da premiação. Em pé da esquerda para a direita: Marcos, Pedro, Fernando Otero, Flávio, Maurício, Marlon, Luiz e Fernando Figueroa. Em baixo da esquerda para a direita: eu, Alexandra, Ludmila e Sabrina.


A fim de fazermos uma boa prova, passamos a tarde de sábado hidratando na Villa St. Gallen e me parece que foi uma estratégia muitíssimo acertada, haja vista a excelente performance de nossos atletas.

A hidratação é fator importantíssimo para uma boa prova! Galera no St. Gallen.


A prova teve 3 distâncias: 7, 15 e 22km. O pessoal que correu 22 fez primeiro o percurso dos 15km e depois o percurso dos 7km, que eram diferentes. Eu corri os 15k. E foi duro. Com mais ou menos 500 metros de subida nos primeiros 6km de prova, era pirambeira que não acabava mais. Pedra, lama, mato, riacho, cocô de vaca, subidas intermináveis e visuais incríveis, marcaram o percurso. Os postos de hidratação deixaram um pouco a desejar nos longos. O pessoal do curto não teve queixas.

Distâncias, altimetria e postos de hidratação da prova.


As surpresas foram os FFs que fizeram pódio. Livia Bustamante foi o destaque e venceu no geral feminino dos 15km. No percurso curto, Sabrina Santoro ficou em terceiro na categoria 15 a 29 anos e minha adorável esposa Ludmila ficou em primeiro lugar (!!!) na categoria de 35 a 39 anos! No masculino, categoria de 30 a 34 anos do percurso curto, Fernando Figueroa ficou em terceiro e Guilherme Nascimento em segundo. Ainda acompanhamos o pódio do Pedro Maia, que corre por outra assessoria mas é amigo da galera da FF, no circuito longo. Pedro foi para Terê acompanhado de seu pai, Marcos, que também corre e nos deu um super apoio nessa prova.

Os troféus e medalhas.


A prova começou às 8:25 e até o meio dia ficamos acompanhando e vibrando com a chegada dos amigos e em seguida com as premiações. Foi uma festa!

Ludmila toda feliz com o troféu inesperado!


Nenhum de nós foi até Teresópolis pensando em pódio. Mas a surpresa de acompanharmos 5 amigos chegando entre os três primeiros nas respectivas categorias e ainda levando um troféu de lembrança pra casa, certamente motivou toda a equipe.

Foi nossa primeira viagem com a galera da assessoria para uma prova e foi muito legal! Eu e a Lud já havíamos perdido outras oportunidades de viajar com o pessoal para outras provas e acabamos constatando que a corrida em si acaba ficando em segundo plano por conta da interação do pessoal antes, durante e depois da prova.

Registrando o momento.


Cada um de nós investiu em inscrição, transporte, hospedagem, alimentação, hidratação na Vila St. Gallen, etc.. em busca de um objetivo que só tem valor para nós mesmos: completar mais uma prova. Ser surpreendido com mais do que uma medalha de finisher e um saquinho com uma banana e uma maçã é, sem dúvida, recompensador! Os troféus vão decorar os lares e render histórias de família que ultrapassarão gerações. Um feito que, ao fim e ao cabo, nos moverá a perseguir novos objetivos para superarmos ninguém mais além de nós mesmos.

Com fotos de Luiz Guerreiro e Fernando Figueroa.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.